Há mais gente a ouvir Música em Portugal

Escuta de música em Portugal em 'streaming' cresceu cerca de 60% em 2015.
Serviço alavancou o mercado digital em Portugal, diz director-geral da AUDIOGEST.
Escuta de música em Portugal em 'streaming' cresceu cerca de 60% em 2015...

Os portugueses, em 2015, consumiram mais música através de serviços de transmissão pela Internet, em 'streaming', o que representa uma previsão de aumento de cerca de 60% face a 2014, revelou hoje a Associação AUDIOGEST.
"São previsões que temos, tendo em conta os levantamentos mensais, de um valor aproximado de 5,9 milhões de euros referentes a 'streaming', em 2015. Em 2014, o mercado registou 3,7 milhões de euros", afirmou à agência Lusa o director-geral da Associação para a Gestão e Distribuição de Direitos (AUDIOGEST), Miguel Carretas.
Apesar de não ter ainda dados finais sobre 2015, Miguel Carretas disse que a escuta de música em 'streaming', através de serviços como o Spotify e o Google Play Music, "alavancou o mercado digital" em Portugal, e representa mais de 30% do mercado total de música.
Ou seja, há uma mudança de comportamento dos portugueses perante o consumo de música, com maior recurso àqueles serviços e menos compras de álbuns ou músicas, seja em suporte físico, seja em suporte digital (com descarregamentos pagos ou 'downloads').
Sem dados oficiais de 2015, Miguel Carretas remete para as estatísticas de 2014, ano em que o mercado discográfico português - que inclui vendas de CD e 'downloads' - registou vendas de 17,6 milhões de euros.
Este aumento do consumo de música em digital levou a Associação Fonográfica Portuguesa (AFP) e a AUDIOGEST a anunciarem hoje a criação de uma tabela que compila os artistas mais escutados em 'streaming'.
Na primeira semana de 2016 - de 1 a 7 de Janeiro -, as três músicas mais escutadas em 'streaming' em Portugal foram "Sorry", "Love yourself" e "What do you mean?", todas do cantor norte-americano Justin Bieber.
Esta tabela reúne dados da Apple, Google, Napster, Spotify e Xbox, plataformas de serviços de 'streaming' que estão licenciadas para Portugal.
A partir deste ano, a AFP também apresentará uma tabela dedicada às canções mais escutadas e compradas apenas pela Internet.
A primeira tabela de 2016 conta com "Sorry" e "What do you mean?", de Bieber, e "Hello", da cantora britânica Adele.
Segundo a AFP, o álbum novo de Adele, "25", liderou naquela semana as preferências de compras de discos dos portugueses.            
                                                                                                                                                                                                                                                                             Economico