Grupo Musical "Velha Gaiteira"

Velha Gaiteira nasceu no Paúl (Beira Baixa) com o intuito de divulgar a gaita de fole transmontana e as percussões tradicionais da Beira Baixa. É um projecto de raiz tradicional, cujo repertório serve como homenagem a todas as velhas gaiteiras que mantêm viva a música enquanto veículo de comunicação e expressão cultural e identitária. Os seus temas originais partem deste universo rural e pastoril...
para um novo caminho desbravado todos os dias ao som da gaita, da caixa, do bombo e dos adufes.
Formou-se em Junho de 2007 e, após algumas alterações, apresenta-se com esta formação desde Agosto de 2008. Pelo meio, actuações um pouco por todo o país e nos mais diversos eventos. De salientar a primeira internacionalização do grupo em Dezembro de 2007/Janeiro de 2008, numa visita à Irlanda, onde tiveram oportunidade de participar num programa da Balcony Tv (Dublin), tendo sido nomeados para o prémio Best International Act 2007.
Desde então, a Velha Gaiteira marcou presença em grandes eventos portugueses. De destacar o Festival MED, Andanças, Chocalhos – Festival Caminhos da Transumância, Festival Tribal, Festa do Avante!, L Burro I L Gueiteiro, Projecto Megafone e Boom Festival. 
Os Velha Gaiteira já se apresentaram em Espanha, em França, na Irlanda, em Cabo Verde, na Eslovénia, no Brasil e no Canadá, dando a conhecer um pouco mais da cultura portuguesa através de instrumentos como a gaita de fole, a caixa, o bombo, os adufes e o pífaro pastoril. Estiveram também presentes no V World Congress of Folk Art (IOV) e no VII International Festival of Traditional Music “SOUNDS OF EURASIA”, que se realizou em Ulan-Ude na República da Buriácia na Federação Russa.

You Tub    Facebook    Site Oficial